Delegação de Guarujá e Peruíbe realiza visita técnica ao Parque Tecnológico de Piracicaba para fortalecer ações em inovação e tecnologia
- Pedro F. Chamochumbi
- 20 de out.
- 3 min de leitura
Imersão apresentou modelos de gestão da inovação, educação e empreendedorismo que inspiram a criação de novos projetos no litoral paulista.

Representantes das Prefeituras de Guarujá e Peruíbe participaram, na terça-feira (15/10), de uma visita técnica em Piracicaba, na agenda, encontros na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI) e no Instituto Pecege.
Abertura do Encontro aconteceu na ACIPI e contou com o Diretor da Escola de Negócios, Dr. Guilherme Gorga Mello, a Head de Inovação da ACIPI, Andiara Zambello e o Gestor de Comunidade do Inova ACIPI, William Seguezze. Além de empreendedores parceiros e residentes do Hub da ACIPI.
A ação faz parte de um movimento de aproximação e cooperação voltado ao fortalecimento do ecossistema de inovação da baixada santista, articulado por Carlos Zaguetto da MVP Builders, com foco no fomento ao empreendedorismo e qualificação digital.
No Pecege, o grupo foi recebido pelo CEO Daniel Sonoda que destacou o papel do Instituto como promotor de ecossistemas de inovação e a importância desta aproximação para gerar novos projetos de impacto que unam educação, inovação e desenvolvimento. Durante o tour pelo Pecege o Grupo foi conduzido pelo gestor de Inovação, Pedro Chamochumbi que apresentou a estrutura do Pecege e suas conexões com o Parque Tecnológico e outros agentes do Vale do Piracicaba, reconhecido como um dos principais polos de inovação do interior paulista.

Durante a atividade de integração ao Instituto Pecege os participantes conheceram a avançada infraestrutura física e digital dedicada à inovação e educação em escala global, os departamentos, projetos educacionais, o modelo de gestão e as iniciativas voltadas à capacitação e formação de profissionais para o mercado tecnológico.

Segundo o Secretário de Emprego, Indústria e Comércio de Peruíbe, Paulo de Oliveira Júnior, o Paulinho da TV, a experiência foi uma grande aula de gestão e planejamento, “O Pecege é uma instituição surpreendente, que reflete seriedade e compromisso. É inspirador ver como a estrutura e a integração entre ensino, pesquisa e tecnologia acontecem aqui. Queremos levar esse modelo para o nosso município e fortalecer nossas ações em tecnologia e informação”, destacou.
Ricardo Cavalcanti, assessor do Prefeito de Guarujá - Farid Madi, avaliou a imersão de forma promissora e destacou o aprendizado trazido pela experiência piracicabana, “O Guarujá está num momento de transformação, com grandes investimentos chegando, como o aeroporto e o primeiro túnel submerso do Brasil, que vai ligar Santos ao Guarujá. Essa visita ao Parque Tecnológico e ao Pecege foi fundamental para entendermos como estruturar nosso próprio hub de tecnologia”, afirmou.

Inaugurado em 2012, o Parque Tecnológico Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Emílio Bruno Germek” (PTP) integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e consolida o município como um dos principais polos de inovação do país.
Com 2,5 milhões de m², é parte integrante do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Sua infraestrutura abriga o núcleo público do parque, com 24 empresas instaladas e o Hub Piracicaba, e instituições como a FUMEP, a Fatec Piracicaba, o IFSP e o Colégio CLQ, além de empresas como Raízen e ambientes privados de inovação, como o próprio Pecege, ao lado de Pulse Hub, Avance Hub, AgTech Innovation, Inova Park e a Incubadora EsalqTec, instalada na Fazenda Areão. Reconhecido como o coração do Vale do Piracicaba (Agtech Valley), conhecido como o “Vale do Silício do agronegócio brasileiro”, o Parque se destaca pela integração entre universidades, governo e setor produtivo, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e sustentável da região.
Em outubro, o Instituto Pecege foi homologado pela Prefeitura de Piracicaba como nova entidade gestora do Parque Tecnológico do município.
A partir de dezembro de 2025, o Pecege passará a responder pela administração, desenvolvimento institucional e expansão do Parque Tecnológico, com foco em ações de fomento à inovação, ao empreendedorismo, à ciência e à tecnologia, fortalecendo sua projeção em âmbito nacional e internacional.
Para Pedro Chamochumbi, as visitas de integração têm um papel estratégico, pois fortalecem a cooperação entre municípios e instituições que compartilham o mesmo propósito de acelerar o desenvolvimento por meio da inovação, “ Quando aproximamos diferentes atores e territórios em torno da ciência, da tecnologia e da educação, ampliamos a capacidade de gerar soluções sustentáveis, de fomentar novos negócios, de promover a inclusão produtiva e construir um ecossistema de inovação mais conectado e competitivo”, conclui.

Encerrando a visita, os representantes conheceram ainda o Hub Piracicaba, Plataforma Pública de Inovação integrada à SEMDEC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio e reforçaram o desejo de consolidar futuras parcerias com o Pecege e instituições do ecossistema piracicabano, levando ao litoral paulista um modelo de gestão e inovação que hoje é referência em todo o país.
_edited.png)
















Comentários