Ecossistema reunido no Instituto Pecege!
- agenciaixcontato
- 5 de fev.
- 2 min de leitura
Na semana passada, 29 de janeiro, representantes das principais cidades do Corredor do Agro – São José dos Campos, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos – se reuniram no Instituto Pecege, em Piracicaba, para mais uma etapa do Programa Speed Agro, uma iniciativa do Sebrae for Startups voltada para acelerar AgTechs. Speed Agro – Impulsionando Startups do Agro
O Speed Agro é um programa de aceleração do Sebrae for Startups, criado para refinar modelos de negócio e estruturar estratégias de vendas para AgTechs em fase de tração ou escala. O programa conecta startups com os principais atores do setor, promovendo rodadas de negócios, visitas técnicas e mentorias especializadas.
Os principais benefícios do Speed Agro incluem:
Rodadas de negócios e networking com grandes players do agro
Visitas técnicas estratégicas para aproximação com o mercado
Mentorias especializadas para desenvolvimento e crescimento acelerado
Preparação para captação de investimentos, facilitando o acesso a recursos financeiros
Conexão com produtores rurais e empresas do setor, ampliando as oportunidades comerciais
Durante o encontro no Instituto Pecege, os participantes foram recebidos por Daniel Sonoda – CEO do Instituto Pecege, Fábio Gerlach – Gerente Regional do Sebrae em Piracicaba e Maurício Perissinotto – Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Piracicaba.

O encontro contou também com diversos representantes de importantes organizações do ecossistema, entre elas:
ESALQTec - Sergio Marcus Barbosa, Gerente Executivo
CENA - Deoclecio Jardim Amorim, Cientista de Dados
EMBRAPII - Jander Rosado, Gestor P&DI
PWC - Vitória Wuo, Innovation Community Manager
WBGI - Alan Galisteu, Head Marketing e Comercial
Os participantes acompanharam a palestra de Eduardo Soriano, Consultor de Negócios do Pecege, sobre a atuação do Instituto Pecege e do Pecege Innovation Office no ecossistema de inovação agropecuária. Soriano também destacou a importância do Vale do Piracicaba – AgTech Valley, referência global em inovação para o agro.
A agenda seguiu com painéis de debates, nos quais especialistas discutiram os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras no agronegócio. O evento foi encerrado com uma visita técnica à Korin Agropecuária, onde os participantes puderam conhecer de perto os desafios da inovação no campo e explorar como novas tecnologias estão sendo aplicadas na produção agropecuária sustentável.
Pecege Innovation Office – O Hub de Inovação do Pecege
Aproveitando a oportunidade do encontro, Eduardo Soriano apresentou aos diversos agentes presentes a nova iniciativa do Instituto Pecege.

O Pecege Innovation Office, localizado no segundo andar do Instituto Pecege, abriga diversos agentes estratégicos do ecossistema de inovação, promovendo conexões e desenvolvendo iniciativas de impacto no setor agropecuário. Entre os residentes, destacam-se:
Sebrae Aqui
ITC
Koppert
MTR
IPEF
AiX - Agência de Inovação
Sicoob Cocre
Além disso, o Pecege também abriga organizações como We Believe in Great Ideas (WBGI) e Skylar, reforçando o papel do instituto como um hub de inovação no Vale do Piracicaba.
Commenti