Nova estrutura fortalece capacitação e inovação no agronegócio: John Deere, ESALQ/USP, FEALQ e Terraverde inauguram Centro de Treinamentos em Piracicaba
- Pedro F. Chamochumbi
- 8 de mai.
- 3 min de leitura
Em um movimento estratégico para o avanço da capacitação profissional e da inovação tecnológica no agronegócio brasileiro, foi inaugurado em 15 de abril, o Centro de Treinamentos de Piracicaba, localizado na Fazenda Areão, área experimental de 130 hectares anexa ao campus da ESALQ/USP. O espaço é fruto do Convênio de Cooperação Institucional entre John Deere Brasil, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) e o Grupo Terraverde, concessionário oficial da John Deere na região.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas lideranças institucionais, entre elas:
José Baldin Pinheiro, Diretor-Presidente da FEALQ;
Manoel Pereira de Queiroz, Presidente do Conselho Curador da FEALQ;
José Roberto Pereira de Castro, Diretor da FEALQ;
Paula Arigoni, Gerente de Relacionamento e Projetos da FEALQ;
Ana Beatriz Lopes da Cruz, Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Inovação da FEALQ;
Thais Vieira, Diretora da ESALQ/USP;
Eduardo Cunali Defilippi, CEO do Grupo Terraverde;
Cláudio Trevizan, Gerente Regional de Gestão de Conhecimento da John Deere.
Thais Fornicola Neves - Secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio que representou o Prefeito Hélio Zanatta.
O novo centro possui 1.500 m² de área construída, com cinco salas de aula, um centro de eventos para até 130 pessoas, refeitório, áreas cobertas e abertas para treinamentos práticos com máquinas agrícolas e, como destaque, uma sala de agricultura digital equipada com o Centro de Soluções Conectadas (CSC) da John Deere.
O CSC simula o trabalho de concessionários que centralizam e organizam informações da frota de máquinas dos clientes, integrando dados em nuvem, sincronia de gestão e conectividade total com o ecossistema tecnológico da companhia, oferecendo um ambiente altamente imersivo de formação.
Desde o início do convênio, em maio de 2022, mais de 2 mil profissionais já foram capacitados. Com a inauguração da nova unidade, serão ampliadas as oportunidades de formação, beneficiando:
Profissionais e técnicos da rede John Deere;
Alunos da graduação, mestrado e doutorado da ESALQ/USP;
Produtores rurais atendidos pelo Grupo Terraverde;
Estudantes do ensino médio e fundamental da região, em futuras iniciativas educacionais.
Além disso, o Campus John Deere abrirá cursos à comunidade, democratizando o acesso ao conhecimento e às práticas de excelência em tecnologia agrícola.
A construção e implantação do Centro de Treinamentos contou com investimento direto de R$ 6 milhões, compartilhado entre a John Deere e o Grupo Terraverde. Segundo Cláudio Trevizan, da John Deere, o projeto é “baseado em um modelo de negócio inovador que conecta a academia com o mercado, oferecendo infraestrutura e programas formativos alinhados às reais demandas do setor agrícola.”
A FEALQ é responsável pela gestão administrativa e financeira do convênio, apoiando diretamente os projetos de pesquisa, os treinamentos e a concessão de bolsas de estudo a estudantes de graduação e pós-graduação. “É uma conquista coletiva e motivo de grande orgulho para todos nós da Fundação. Esta parceria mostra como ciência, tecnologia e cooperação institucional podem transformar o campo”, afirmou José Baldin Pinheiro, Diretor-Presidente da FEALQ.
Com essa nova estrutura, o município de Piracicaba reafirma sua posição de liderança como um dos principais polos de inovação científica e tecnológica no agronegócio brasileiro, fortalecendo o ecossistema que conecta universidade, indústria, produtores e poder público em torno de uma visão comum: formar profissionais e desenvolver soluções para um agro mais digital, sustentável e competitivo.
Fontes:
FEALQ - Centro de Treinamentos
Terraverde Agro – CSC
John Deere Brasil
Comments