Pecege avança para credenciamento como ICT após agenda no MCTI
- Pedro F. Chamochumbi
- 20 de out.
- 2 min de leitura
Em Brasília, no dia 15 de outubro, uma comitiva do Instituto Pecege esteve no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para uma agenda que consolidou o roteiro de credenciamento do Instituto como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).
A reunião, que contou com a presença da ministra Luciana Santos, reconheceu a maturidade do portfólio do Pecege em TIC, pesquisa aplicada e transferência de tecnologia, além de orientar sobre as etapas técnicas e jurídicas que habilitam o Instituto a firmar convênios de P&D com maior agilidade, acessar instrumentos de fomento e ampliar o uso compartilhado de infraestrutura científica, conforme a Lei de Inovação e o Marco Legal de CT&I.

A missão foi conduzida pelo presidente do Pecege, prof. Ricardo Shirota, acompanhado de Alexandre Barreto (Harfsen Research e AiX – Agência de Inovação). Participaram da reunião no MCTI Luiz Rodrigues, Marco Henrique, Clovis Vaz, Rubens Diniz, Ulisses Campoi Martins Rosa e Monise Costa, que contribuíram para os alinhamentos institucionais. A agenda em Brasília incluiu ainda diálogos no Legislativo: a comitiva foi recebida pelo deputado federal Luiz Carlos Motta e manteve tratativas com o deputado federal João Cury, reforçando a conexão entre a pauta federal e prioridades territoriais, com atenção especial às regiões metropolitanas de Piracicaba e Botucatu.

Com base nas orientações do MCTI, o Pecege prossegue com a finalização do dossiê técnico-jurídico, a priorização de linhas de P&D e TIC para novos convênios e a integração a programas federais de fomento.
O Projeto de Credenciamento do Pecege como ICT é conduzido por um time de gestores e coordenadores dedicados — Prof. Dr. Ricardo Shirota, Prof. Dr. Daniel Yokoyama Sonoda, Prod. Dr. Luís Henrique Andia, Pedro Chamochumbi, Dirceu Giglio, Alexandre Barreto, Leonardo Polizel Martins e Isabela Romanha de Alcantara — reforçando a governança necessária para ampliar a escala e o impacto de iniciativas que aproximam pesquisa, mercado e políticas públicas.
_edited.png)




Comentários