Piracicaba reforça compromisso com sustentabilidade no 2º Encontro da Jornada “Contribuições Caipiras para a Agenda 2030”
- Pedro F. Chamochumbi
- 26 de jul.
- 2 min de leitura
Na manhã deste sábado (26), o Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP recebeu o Segundo Encontro da Jornada “Contribuições Caipiras para a Agenda 2030”, iniciativa que conecta ciência, sociedade civil e identidade regional para propor uma visão local de atualização e adaptação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Organizado pelo Núcleo ODS ESALQ/USP, o movimento busca adaptar as metas da Agenda 2030 à realidade local, com a erradicação da pobreza (ODS 1) como eixo transversal. Sob a Gestão do Prof. Dr. Luciano Mendes e condução inspiradora de Janaína Barreta, os Grupos de Trabalho (GTs) avançaram na construção de propostas que integrarão um livro colaborativo sobre os ODS, valorizando saberes regionais e a cultura caipira como força transformadora.
O encontro contou com uma ampla rede de parceiros e apoiadores comprometidos com inovação social, equidade e sustentabilidade, entre eles:
EEP – Escola de Engenharia de Piracicaba
Instituto Painguás
Instituto Federal de São Paulo - Campus Piracicaba
Instituto Céu Azul
AiX – Agência de Inovação
IUCC.lab – Laboratório de Inovação Urbana e Ciência Cidadã
Pecege – Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas
Rede Agroecologia Leste Paulista
AFOPIRA – Associação das Famílias e Produtores Rurais de Piracicaba
Associação REMO Piracicaba
OSCIP Pira21
Casa do Hip-Hop de Piracicaba
Coletivo Quebrada Criativa
Diálogos para Equidade
Coletivo Mulheres Negras
FOP/UNICAMP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Fórum Permanente de Lideranças Negras
Sociedade Beneficente 13 de Maio
Rotas Afro
SEBRAE
Liga de Saúde Coletiva
COTIP – Colégio Técnico de Piracicaba
Mandato Coletivo A Cidade é Sua
SIMESPI
Prefeitura de Piracicaba
Na perspectiva de explorar profundamente as raízes e o conceito da identidade "Caipira" a historiadora Dra. Fabiana Junqueira (Unicamp) apresentou dados de seu estudo "O trabalhador do aço na terra da cana e destacou ainda que o termo Caipira foi sendo cunhado e desenvolvido muitas vezes de forma menosprezada ao longo da história. Ressaltando a importância de esforços culturais, intelectual e imateriais de grandes nomes como Dr. João Chiarini e Cecílio Elias Neto que sempre valorizaram esta nossa identidade Caipira com orgulho.

Além disso, o evento contou com apoio institucional da ESALQ/USP, Acom, SCEX e Programa USP Recicla, reforçando a importância da colaboração entre academia, sociedade civil e poder público para acelerar transformações rumo a um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.
Apos as orientações de Janaina e alinhamento estratégico os grupos foram direcionados para as salas de trabalho, onde puderam evoluir o diálogo e estruturação dos materiais que vão integrar a publicação a ser gerada pelo Núcleo ODS da ESALQ.
📅 O próximo encontro da Jornada está programado para o dia 29 de agosto (último sábado do mês).
Mais informações: nucleoods.com
_edited.png)




















Comentários