Vereador André Bandeira promove encontro com jovens na EE Dario Brasil e destaca oportunidades de qualificação com apoio do Instituto Pecege e da AiX
- Pedro F. Chamochumbi
- 12 de jun.
- 2 min de leitura

A Escola Estadual Professor Dario Brasil recebeu em 11 de junho uma ação especial promovida pelo vereador André Bandeira, voltada à difusão de oportunidades educacionais e de qualificação profissional para estudantes do ensino médio. A iniciativa, articulada com apoio do Departamento de Responsabilidade Social do Instituto Pecege, teve como objetivo apresentar as forças do ambiente acadêmico, de negócios e inovação de Piracicaba destacando os caminhos concretos para o ingresso de jovens da rede pública no ensino superior e no mercado de trabalho.
Recebidos pelo Vice-Diretor Lauriston Elias Floriano, os convidados foram acolhidos em um ambiente de diálogo e escuta ativa. Lauriston enalteceu a importância de ações externas que integram a comunidade escolar com ações de desenvolvimento: “A escola é um ponto de partida, mas é no contato com a realidade e as oportunidades do território que nossos alunos ampliam suas perspectivas”.
A abertura contou com as palavras do próprio vereador, que reforçou a pauta como prioridade em seu mandato: “É preciso garantir que nossos jovens tenham acesso a universidades públicas de qualidade e estejam preparados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e repleto de oportunidades em Piracicaba”, destacou André Bandeira, referindo-se ao projeto como parte de uma agenda contínua de formação cidadã.
Representando o Instituto Pecege e a AiX, o professor e consultor Pedro Chamochumbi apresentou a palestra “Observatório do Ecossistema Piracicabano de Inovação”, que mapeia as forças locais em ciência, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

A apresentação abordou os atores estratégicos do ecossistema, os cursos e formas de acesso às universidades públicas, e compartilhou iniciativas de qualificação tecnológica gratuitas.
Entre os destaques, foram apresentados o programa Vem Ser Dev — uma iniciativa conjunta com a Stack2U, Instituto Pecege, ATEPI, Instituto Formar e DevPira —, e o programa Bora pro Trampo, realizado pela Casa do Hip-Hop, com foco na empregabilidade e capacitação de jovens.
“Conectar escola e inovação é gerar pertencimento. O Pecege entende seu papel como agente de transformação e inclusão, promovendo acesso, estimulando e formando talentos locais”, reforçou Pedro Chamochumbi.
Os estudantes participantes, do 2º e 3º anos do ensino médio integral, mostraram grande interesse pelas possibilidades apresentadas.

A iniciativa simboliza o esforço conjunto entre o poder público, a educação formal e os ambientes de inovação em prol de um futuro com mais oportunidades e protagonismo juvenil.
Comments